A campanha de Jerônimo Rodrigues (PT) sinalizou ontem que não deve participar do debate hoje da TV Bahia contra o candidato do União Brasil, ACM Neto. Na agenda divulgada, não consta a participação no embate. A programação do petista é uma caminhada, pela manhã, na cidade de Guanambi.
Pela tarde, ele participa de caminhada e comício no município de Jequié. Um interlocutor da campanha petista informou à Tribuna que está “ainda avaliando” a presença de Jerônimo Rodrigues no debate. A informação ainda é de que há “tempo hábil para chegar de Jequié” e participar do embate. É possível também que o candidato do PT não esteja em Jequié para se preparar para o debate. Até o fechamento, ainda não havia nenhuma decisão sobre a participação ou não no programa.
Regras
Pela primeira vez, os candidatos terão mais tempo para debater ideias e programas de governo, em confronto direto. O debate será dividido em quatro blocos, sendo que o primeiro e o terceiro terão temas livres. Já o segundo e quarto blocos, que inclui as considerações finais, são de temas determinados.
Os blocos de tema livre terão um total de 30 minutos, sendo que os candidatos podem administrar os seus 15 minutos (em cada bloco) entre perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. O modelo adotado pela TV Bahia, e por todas as emissoras da rede que terão as eleições decididas no segundo turno, é semelhante ao que foi apresentado pela Band no debate entre o presidente Bolsonaro e o ex-presidente Lula, há alguns dias.
Os blocos de tema determinado terão, cada um, 20 minutos, e terão dois debates de dez minutos. Os candidatos escolherão dois temas entre os oferecidos pelo jornalismo da TV Bahia para formular a pergunta ao oponente.
Pelas regras, os candidatos podem administrar todo o seu tempo (10 minutos em cada participação) entre perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. O sorteio também definiu a ordem das considerações finais, com um minuto e meio de duração: primeiro fala o candidato Jerônimo Rodrigues e, em seguida, ACM Neto.
Em caso de ausência de um dos candidatos, a TV Bahia realizará uma entrevista de 30 minutos com o que comparecer ao estúdio. Neste caso, uma placa vai indicar quem não compareceu e o candidato presente ainda poderá contar ao público duas perguntas que faria ao seu oponente.
Pelo regulamento, os candidatos podem solicitar direito de resposta, caso se sintam ofendidos. A produção vai analisar a solicitação e poderá conceder um minuto para a resposta, que deve ser mantida dentro do tema abordado. O debate será mediado pela jornalista Graziela Azevedo, que também esteve à frente do encontro no primeiro turno. Tribuna
0 Comentários