Após mais de três anos desde o início da pandemia da Covid-19, a vida como a conhecíamos antes da chegada do coronavírus parece estar de volta. As aglomerações voltaram e quase já não vemos pessoas com máscara nas ruas. E ainda que o vírus não tenha sumido completamente, a situação epidemiológica está mais tranquila, de acordo com a Central Integrada de Comando e Controle da Saúde da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). A Bahia, hoje, possui 233 casos ativos de Covid-19, desses, apenas 30 são em Salvador.
“Isso se deve principalmente ao avanço na ciência, às experiências que fomos adquirindo no manejo da Covid-19 e ao avanço da vacinação. Já não temos mais quadros graves, a imunidade daqueles que tiveram covid também foi se desenvolvendo e temos medicamentos que funcionam, disponíveis”, explica a infectologista, Juliana Correia.
Imunização
Um grande marco no combate à pandemia foi o avanço da vacinação. Em Salvador, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 2.549.451 pessoas já tomaram a primeira dose da vacina, ou seja, mais de 90% do público-alvo, assim como a segunda dose, que já chegou no braço de 2.241.585 na cidade.. No caso da terceira dose, 1.749.871 já tomaram a vacina, enquanto 925.708 tomaram a quarta dose. A bivalente, com um público-alvo mais restrito, já foi tomada por 155.304 pessoas.
“Continuamos mobilizados para garantir uma cobertura segura de vacinação. Na imunização bivalente contra Covid, por exemplo, atualmente temos quase 18% de cobertura, enquanto que a média estadual estava em 10%, afirmou a vice-prefeita de Salvador e titular da SMS, Ana Paula Matos.
A vacinação será retomada hoje (17), com a oferta das quatro doses da vacina contra Covid-19 – inclusive as primeiras doses para o público infantil. A dose bivalente também estará disponível para idosos a partir de 60 anos, dentre outros públicos. A Tarde
0 Comentários